terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Instrumentos musicais com materiais recicláveis






O instrumento musical certo para seu filho

Estimular a música na criança é muito importante, pois como já foi falado, ela ajuda no desenvolvimento da criança, mas não só escutar, também tocando algum instrumento.
A grande dúvida dos pais é como escolher o instrumento certo para seu filho, isso precisa ser observado na criança, pois uns levam jeito para violão, outros para piano, mas também pode ser escolhido pela criança, e com o tempo ela vai desenvolvendo a sua habilidade.
Uma grande ajuda na hora de escolher, é ouvindo junto com a criança vários estilos de música, assim ficará mais simples, pois ela se agradará mais de um estilo, assim podendo escolher aquele que seja mais parecido com ela.

Instrumentos musicais


Os instrumentos musicais são confeccionados para produzir sons. Esses são classificados de acordo com a maneira que o produzem, podendo ser de sopro, corda ou percussão. No caso da musicalização infantil, esses instrumentos podem ser feitos pelo próprio professor ou pelos alunos, o que possibilita a realização de atividades com custo muito baixo.
Com o uso de materiais recicláveis, o professor pode fabricar chocalhos, tambores e outros. O tambor, instrumento musical primitivo utilizado por indígenas, pode ser usado em diversas atividades que aprimoram a coordenação motora, a socialização e a capacidade de aprendizagem da criança. Um exemplo de atividade é o tambor x palmas, na qual as crianças irão marcar o ritmo e se comunicar por meio dos tambores.
No curso Musicalização Infantil, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, a professora Maurícia Schitine explica o exercício, “nesta atividade, você vai tocar compassos no tambor e vai pedir para as crianças repetirem os mesmos pulsos, na mesma velocidade, batendo palmas. Primeiro, explique a atividade com toda a calma, certificando-se de que todos entenderam o exercício. Depois, comece a praticar, como se estivesse ensaiando. Toque os compassos, ouça o resultado e, se necessário, faça as devidas orientações”.
Para a confecção do tambor, serão necessários apenas dois palitos de churrasquinho, uma lata vazia, barbante, tesoura sem ponta e fita adesiva. Para fazer a alça, basta pegar um pedaço de barbante, de aproximadamente 70cm, e colar na lata usando a fita adesiva. Para as baquetas, enrole fita adesiva na extremidade mais fina de cada palito. Com isso, o tambor está pronto, agora é usar a criatividade e enfeitá-lo de maneira alegre e divertida.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

A musicalização infantil e sua importância

A musicalização é o ato de desenvolver o gosto musical, ativando várias áreas de sensações da criança, por exemplo, a sensibilidade, criatividade, afetividade, etc.
As crianças já nascem com a música ao seu redor, ela está acostumada a conviver com o barulho, e está mais acostumada com o visual do que o auditivo, e a atividade musical é importante nessa parte, leva a criança a analisar diferentes sons, isso irá desenvolver sua capacidade auditiva, exercitar a atenção, concentração e a capacidade de análise e seleção de sons.
Pesquisas mostram que crianças que cantam ou tocam, são melhores na leitura e matematica, pois elas trabaLham a parte do cérebro que mexe com a linguagem e razão, e elas possuem uma melhor concentração e coordenação motora.